terça-feira, 5 de maio de 2009

Bancos lideram ranking das marcas mais valiosas no Brasil

Bancos lideram ranking das marcas mais valiosas no Brasil
MARCEL GUGONI
da Folha Online
Atualizado às 11h17.
Pelo terceiro ano consecutivo, os três maiores bancos do país lideram o ranking das marcas mais valiosas do Brasil. Bradesco, Itaú e Banco do Brasil encabeçam a lista elaborada anualmente pela consultoria BrandAnalytics/Millward Brown. Outra pesquisa divulgada em abril, da consultoria Brand Finance, apontou o mesmo resultado.
Com marca estimada em R$ 12,064 bilhões, o Bradesco é líder --em 2007, o valor era de R$ 11,03 bilhões. O Itaú, que se fundiu com o Unibanco no ano passada, vem em seguida com marca valendo R$ 9,87 bilhões, valor 9% acima de 2007. O Banco do Brasil aparece na terceira posição, com sua marca avaliada em R$ 8,44 bilhões, ante R$ 7,08 bilhões no ano anterior.
Entre as dez marcas mais valiosas aparecem ainda Skol (R$ 4,08 bilhões), Natura (R$ 3,96 bilhões), Petrobras (R$ 2,3 bilhões), Brahma (R4 2,01 bilhões), Antarctica (R$ 1,74 bilhões), Unibanco (R4 1,69 bilhões) e Perdigão (R$ 1,12 bilhões).
A BrandAnalytics selecionou e avaliou 160 empresas de capital aberto --ou seja, com ações negociadas na Bolsa--, o que gerou 180 marcas avaliadas. Foram escolhidas apenas marcas brasileiras, sendo que o principal critério foi o valor de mercado das empresas.
Assim, ficam de fora nomes globais, mas presentes no Brasil, como Coca-Cola e Google. E empresas brasileiras fortes mas que não divulgam seus balanços, como Casas Bahia e Boticário, por exemplo.
A Brands também fez uma lista das marcas internacionais presentes no Brasil com mais força. O líder é o sabão em pó OMO, seguido por McDonalds e Microsoft.
Mundo
A BrandAnalytics/Millward Brown divulgou no mês passado a lista das marcas mais valiosas do mundo. No ranking, a única brasileira a aparecer foi o Bradesco, que ocupou a 98ª posição. Foi a primeira vez que uma empresa brasileira entrou no balanço anual preparado em conjunto pelo jornal "Financial Times".

Veja o ranking das dez marcas mais valiosas/Brasil:
1. Bradesco - R$ 16,265 bilhões
2. Itaú - R$ 11,814 bilhões
3. Banco do Brasil - R$ 7,415 bilhões
4. Volkswagen - R$ 6,629 bilhões
5. AmBev - R$ 6,398 bilhões
6. Vivo - R$ 5,934 bilhões
7. Petrobras - R$ 5,904 bilhões
8. General Motors / Chevrolet - R$ 5,874 bilhões
9. Oi / Telemar - R$ 5,474 bilhões
10. Fiat - R$ 5,075 bilhões

Veja o ranking das dez marcas mais valiosas/Mundo:
1. Google
2. Microsoft
3. Coca-Cola
4. IBM
5. Mc´Donalds
6. Apple
7. China Mobile
8. GE
9. Vodafone
10. Marlboro

Nenhum comentário:

Postar um comentário